quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

MIGRAÇÃO ANIMAL - Cegonha Branca

A cegonha branca tem uma plumagem branca, nas suas asas tem algumas penas negras lustrosas. As pernas e as patas são de coloração vermelha. Ela tem um longo bico vermelho, amplo na base e pontiagudo, que é usado para se alimentar-se de várias espécies de animais de pequeno porte.
Quando chega á fase adulta pode atingir até 1.20 metros de altura e também pode chegar atingir 1.20 metros de comprimento do corpo, mas quando abre as suas asas lindíssimas pode estender-se até 2 metros.



Osjovens diferenciam-se dos imaturos e adultos, pelo bico e patas. O bico é nas primeiras fases da vida é mais curto, e do cor quase perta mudando para uma coloração acastanhada ou vermelho-pálido com a ponta perta, até atingir uma cor vermelha, é quando chega á fase adulta.
As diferenças morfológicas entre os machos e as fêmeas são muito ligeiras, no qual por vezes é muito difícil de distinguir. Podemos distinguir através do tamanho corporal, porque o macho é ligeiramente maior que a fêmea, também há pequenas diferenças no tamanho e na forma do bico.
Alimentação



Rotas de migração das populações da Cegonha- Branca
José Carvalho, Susana Ferreira e Emanuel Afonso



A cegonha tem uma alimentação muito variada, mas sobretudo baseia-se em animais vivos de pequeno porte tanto aquático como terrestre; incluindo assim insectos, vermes, mamíferos, peixes, répteis e anfíbios.
Embora muitas vezes alimenta-se de desperdícios gerados pelo homem ao qual são encontrados na lixeira, em terrenos abertos ou em zonas de águas pouco profundas, recorrendo ao seu bico apontando para o chão.
Estão associadas também com frequência a máquinas agrícolas, capturando os pequenos animais. A localização dos seus ninhos pode ocorrer em árvores, falésias, telhados, chaminés e postes de electricidade, podem criar, isoladamente ou em grupo, e assim, em algumas vezes associam-se a outras espécies de aves como as garças.


Reprodução

Em meados de Março a princípios de Abril é quando começa a época de se reproduzirem, as cegonhas elaboram uma espécie de dança para atraírem o parceiro, esta coreografia passa-se no ninho.
 Construção dos ninhos
A constituição do seu ninho é feita por ramos entrelaçados e utilizada por varias gerações que perduram, ambos contribuem para a construção do mesmo. A iniciação do ninho é feita no primeiro dia da primavera sendo ela feita pelo macho em oito dias. A cegonha só tem crias uma vez por ano, geralmente poe entre três cinco ovos raramente de um a sete.
O período de incubação dura aproximadamente de vinte e nove a trinta dias. As crias são protegidas e alimentadas pelos pais, a fim de dois meses as crias iniciam o seu primeiro voo.

Sem comentários:

Enviar um comentário