quinta-feira, 5 de julho de 2012

Galileu e a Ciência Moderna


A obra de Galileu está muito ligada à revolução científica vivida no séc.XVII, revolução essa que implicou uma profunda mudança intelectual na sociedade, e que deu origem à ciência moderna, tal como a conhecemos hoje.

Por isso se diz que Galileu é o pai da ciência moderna, pois foi ele o primeiro a defender e a comprovar novas teorias, como o facto de a terra girar ao redor do sol e não o sol em redor da terra, como até então se acreditava.


 
As descobertas operadas por Galileu, originaram diversas controvérsias quer a nível social, quer a nível religioso.
Hoje em dia, é comum caracterizar a revolução do séc.XVII como sendo o ponto de partida para uma transformação completa da atitude das sociedades. O homem moderno procura dominar a natureza, enquanto que o homem medieval pretende apenas contemplar aquilo que a natureza oferece.
Com a ciência moderna surgiu a tendência para uma atitude activa, para tal muito contribuiu os efeitos das descobertas cientificas de Galileu, pois foi um individuo que desde sempre mostrou um grande interesse pelo desenvolvimento de instrumentos científicos.

Entre muitos outros factos, Galileu, investigou também questões térmicas, inventando assim um aparelho para medição de temperatura, que mais tarde foi desenvolvido dando origem ao termómetro que todos conhecemos.

A interligação que existe actualmente entre a ciência e a técnica e que foi também, desde sempre, defendida por Galileu, conduziu a uma enorme transformação na esfera cientifica, permitindo assim abrir espaço para factos que pudessem ser comprovados cientificamente.

Galileu foi um cientista que colocou em causa factos dados como certos até então, provocando com isso guerras contra os que acreditava apenas nos métodos tradicionais.
Na minha opinião, o homem nunca conseguirá dominar a natureza, pois existem factos naturais incontroláveis (ex.: cheias, sismos, etc). Contudo, julgo que o desenvolvimento da ciência, através de Galileu e de muitos outros cientistas ajudaram a nossa sociedade a tomar algumas precauções para tentar evitar catástrofes naturais ainda mais drásticas daquelas a que se assistem todos os dias e em diversas partes do mundo.

M.ª Emília Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário