quinta-feira, 5 de julho de 2012

Marie Curie


Maria Currie foi a primeira mulher cientista que adquiriu fama mundialmente, ficou conhecida pela descoberta do rádio e do polónio.

Nasceu em Varsóvia no dia 7 de Novembro, a sua infância foi passada na Polónia, onde ficou conhecida pela sua fabulosa memória. 

Aos 18 anos aceitou o cargo de governanta, onde esteve durante 6 anos, com este trabalho Marie Curie pagou os estudos de medicina de sua irmã em Paris. Mais tarde em 1981 ingressou na Universidade de Sorbonne que se situa em Paris. Onde passados três anos se formou em ciências físicas.

Depois de concluir esta licenciatura, regressou á Polónia, onde obteve a bolsa alexandrovitch.

Regressando a Paris passado alguns meses, onde acabou o curso de matemática, neste mesmo ano conheceu Pierre Curie que mais tarde se tornou seu marido.

Foi entre 1898 e 1902 que foi efectuada a descoberta do rádio e do polónio.

Esta descoberta, bem como todo o seu trabalho com a radioactividade e suas experiências, fizeram com que o casal Currie, recebesse o prémio Nobel da Física, no entanto Marie Currie também recebeu o Prémio Nobel da Química, concedido unicamente a ela por ter produzido rádio puro.

Com entrada da I Guerra Mundial, Marie Currie arrecadou fundos, com os quais instalou equipamentos de raios X em vários hospitais, entre outros.

Mais tarde foi eleita pela Academia Francesa de Medina, para supervisionar o trabalho no laboratório situado na cidade de Paris.
Devido a sua exposição constante ás radiações por período prolongado durante a sua vida, Marie Currie, ficou a sofrer dos efeitos negativos e fatais, tendo sido vitima de leucemia, que levou a sua morte.

Anabela Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário